quinta-feira, 19 de julho de 2012

AVÔ, PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR VERBO SER



Pai e mãe são ótimos, mas têm mais o que fazer. Mesmo avó não dispõe de muito tempo para conversa, ocupada em fazer doce, consertar roupa velha e dar conselho. Bom é avô.
Vida cumprida, avô pode inventar moda, como o velho Jáder fazia, me levando, em lombo de burro, para buscar
água na cacimba, a não sei quantas léguas de casa, dia ainda escuro. Mostrar ao neto o raiar do sol é a primeira
mágica de um bom avô. E ir à padaria, na volta, comprar pão quentinho, levar para casa, passar manteiga, encher um
copo de café com leite e dizer: "Bebe".
O Jáder contava histórias, falava palavrão não muito forte, dava mau exemplo, fumando e depois mascando o
que sobrava do cigarro, e chamava atenção para as moças que passavam pela praça: "Olha, olha essa!"
Dono da mais sofrida da pobreza, a que sobrevém a uma vida de fartura, o Vovô nunca reclamou de nada.
Passava o dia em uma oficina improvisada no quintal de nossa casa, roendo saudade e mexendo nuns tais de "rádio
galena", que não usavam eletricidade (nem pilha), mas funcionavam. Parece que é uma pedra capaz de captar ondas
sonoras, que ele amplificava, com conhecimento técnico e com o pensamento nos pobres, para os quais vendia a
geringonça, a preço simbólico e com a vantagem de não aumentar a conta de luz.
Era para os pobres, também, que ele catava rodas, selins, pedais e guidons abandonados nas ruas. Durante o
ano inteiro, ia montando novas bicicletas, velocípedes e patinetes, que levava para as comunidades carentes, no Natal.
E me levava junto, para as primeiras noções de solidariedade e amor ao próximo.
Estou contando isso porque tenho três netas e estou fazendo 60 anos. Acho que quis me dar um presente. Ou
um futuro. É.
TEXTO DE CARLOS ALBERTO CASTELO BRANCO
DO SITE DO MARCELLINO

Nenhum comentário:

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Amanda é espelho que se move em dois sentidos rompe...se rompe...aqui e acolá em busca de Outro... Wanda é, o nome